
Desde a Idade Média, a educação já era um foco devido ao seu poder de revolução social. Ainda no século XXI, muitos estudiosos mostram as vantagens de uma nação com cidadãos críticos e instruídos, entretanto, no Brasil, a educação não é meta primordial e como consequência do modelo de país que vai contra a evolução há predominantemente escolas desestruturadas, docentes desqualificados e material didático de péssima qualidade.
A falta de infraestrutura presente nas escolas é algo preocupante. Em algumas instituições alunos assistem aulas no chão, pois não há a quantidade de carteiras suficientes para a superlotação existentes nas salas. Além de várias escolas necessitarem de reformas por apresentarem telhados em situação precária, banheiros sem portas e vasos sanitários, e salas com ventiladores quebrados.
Adicionalmente, a falta de professores qualificados é uma das principais falhas no sistema educacional brasileiro. Profissionais são aprovados para exercerem o cargo mesmo sem estarem aptos para isso, executando o ofício de forma irregular e omitindo a responsabilidade de educador. Além disso, a profissão é pouco valorizada o que acaba fazendo os professores perderem o interesse, consequentemente as abandonando ou executando de qualquer maneira, deixando de lado a responsabilidade de ensinar.
Ademais, o material fornecido pelo Governo é de péssima qualidade. Alguns professores não utilizam como método de estudo e muitas vezes acabam sendo descartados assim que entregues aos estudantes. O dinheiro gasto com essas apostilas poderia ser revertido em algo com mais interesse dos alunos, como a presença de tecnologia em salas de aula que além de fornecer uma melhor qualidade também aproximaria os jovens das escolas.
Portanto, medidas são necessárias para amenizar esse impasse. A Receita Federal deve investir uma maior parcela dos impostos arrecadados na educação, assim atenuando a falta de infraestrutura nas escolas. Órgãos da educação devem se responsabilizar por uma revisão da grade curricular, além de fornecer uma capacitação pedagógica aos professores para lidarem com a tecnologia e instigarem os alunos a isso.