x

Saúde Mental e o esporte

WhatsApp Image 2019-10-13 at 8.26.04 PM

Por Atlética Casa 7

Pegando gancho na comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental, que foi celebrado nesta quinta-feira (10 de outubro), não se pode deixar de destacar a importância do esporte para a saúde mental. Com tantos apontamentos acerca do cotidiano dos universitários, que têm que dividir suas atenções entre a vida acadêmica, estágio, vida pessoal e tantas outras responsabilidades que cada um possui, sobra pouco tempo para cuidar de uma área tão importante de nossas vidas.

É certo que existem diversos meios que nos auxiliam a tratar do desgaste mental, seja com um profissional especializado, seja apenas com um tempo de descanso. Contudo, a prática de um esporte é um método extremamente eficaz para se manter a saúde mental. Especialistas comprovam que a prática esportiva melhora o humor, aumenta a concentração, reduz o estresse e a depressão, melhora a qualidade do sono e o desempenho nas tarefas cotidianas, entres vários outros benefícios.

Sobre a depressão, é interessante dizer que a eficácia da prática esportiva se compara à utilização de medicamentos antidepressivos no tratamento de alguns níveis da doença e, inclusive, o esporte não possui efeitos contrários ou negativos, sendo indicado a todos os indivíduos. É claro que há determinados casos em que se exige a utilização de medicamentos no combate à depressão, entretanto, frisamos a importância também da atividade física para tal: significa um período de tempo em que os pensamentos negativos são colocados de lado e no qual ocorre a liberação de vários hormônios que trazem a sensação de calma e bem-estar.

Ainda hoje, existe um estigma em relação à saúde mental e às enfermidades que a comprometem. No entanto, estas não podem ser banalizadas e taxadas apenas como “mimimi”, pois, como se sabe, são inúmeras as pessoas que sofrem de problemas como ansiedade, stress continuado, depressão, dependência química, entre tantos. É alarmante, sobretudo, a quantidade de jovens que sofrem de quadros graves das referidas doenças.
Por isso, viemos destacar a importância do esporte na graduação. Sabemos que a faculdade exige muito de seus alunos e que, não raro, sentimo-nos sufocados em meio a tantas provas, trabalhos e cobranças. Todos os alunos estão sujeitos a esse mesmo ambiente. Ao praticarmos um esporte, dedicamos um tempo à nossa saúde física e também, conforme já dito acima, à nossa saúde mental. Ainda, vale dizer que, ao fazer parte de um time, encontramos uma família que entende a situação que vivemos, que nos aconselha e que, principalmente, faz a nossa graduação ser mais leve.

Dessa forma, convidamos todos vocês a participarem dessa experiência incrível que é o esporte na graduação. São muitas as opções: atletismo, natação, xadrez, tênis de mesa e de campo, lutas, basquete, futsal, handebol, vôlei e futebol de campo.

Todos os nossos times estarão sempre de portas abertas a quem quiser conhecer e fazer parte. Ah, lembrando que não é necessário saber praticar o esporte para começar a treiná-lo; a vontade de aprender já basta!

Deixe um comentário